O ESTADO DE MATO GROSSO por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER ( SECEL/MT ), através de seleção pública com o intuito de fomentar festivais e/ou mostras, com a realização de um conjunto de atividades artísticas e culturais, de forma online ou presencial, selecionou o projeto enviado pelo Fotógrafo Luciano Steffler de Campo Novo do Parecis – MT, projeto este voltado aos Fotógrafos do interior do estado com um Congresso Fotográfico a ser realizado no próprio município.
Um Congresso Fotográfico com Expedição às origens da terra Parecis. Serão 3 dias de evento, para um total de 50 participantes, com inscrições antecipadas e totalmente gratuito. Nos dois primeiros dias teremos palestras com 04 fotógrafos, que abordarão temas como, iluminação, composição, direcionamento de olhar, etc., serão destinadas
aproximadamente quatro horas de palestra para cada fotógrafo.
Para encerrar a maratona de palestras será efetuado uma expedição até a Aldeia Indígena Wazare, juntamente com o Fotógrafo José Medeiros (Cuiabá – considerado um dos maiores fotógrafos documentaristas de Mato Grosso), que guiará o pessoal durante a visitação, pratica, aplicação dos conceitos de Produção Documental durante o processo cultural indígena. Realizando assim o registro do dia da cultura indígena e da natureza local, fortalecendo o aprendizado dos participantes e enaltecendo nossa cultura local.
Este projeto irá capacitar os fotógrafos regionais, melhorando seus trabalhos e ajudando na retomada de seus trabalhos pós pandemia, além da imersão e registro da cultura indígena.